quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade 1.7

Proinfo Integrado – SEED - MEC
Undime / MS
Prefeitura Municipal de Jardim – Gerência de Educação
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Tutor: Rafael Mascarenhas Matos
Cursista: Larissa Barbosa
Atividade 1.7. Data 22/08/2011


TEMA: PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO

PROJETO: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS, ARTIGOS
PUBLICITÁRIOS E JORNALÍSTICOS

Este tema Projeto vem sendo muito debatido de forma ampla no contexto educacional. Foi então que no ano passado (2010), eu e duas amigas montamos um projeto que foi proposto e orientado pela nossa professora de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa Michele Serafim dos Santos. E escolhemos trabalhar com os “Gêneros Jornalísticos e Publicitários” e para iniciarmos com o conteúdo nós ficamos o primeiro semestre desenvolvendo o tema através de pesquisas sobre o conteúdo a partir de leituras teóricas e dos PCNs do Ensino Fundamental, entre outras leituras, e de observações em sala de aula.
Decidimos empregar o projeto na Escola Municipal Chaquib Kadri. E após mostrá-lo a professora regente da sala, logo ela se dispôs a nos ajudar.
E o projeto tem intuito de ajudar os educando a reconhecer os gêneros jornalísticos e publicitários na busca de esclarecimentos das informações transmitidas pelos meios de comunicação, e desenvolver a capacidade de entendimento no qual será de suma importância ao acesso dos saberes linguísticos, como a leitura e interpretação de textos.
As atividades desse projeto sobre os gêneros publicitários e jornalísticos visam promover uma conversa com a turma sobre o assunto e verificar quais os anúncios publicitários, as propagandas e os jornais de circulação que eles se lembram, quais eles acreditam ser as intenções dos anunciantes e quais os meios de comunicações mais utilizados.
Verificar o que já conhecem do jargão publicitário, com sua terminologia geralmente em inglês: slogan, jingle, marketing, merchandising, outdoor (a invenção brasileira), back-light, banner, etc...
E para a realização do projeto utilizamos data show, para mostrar as diversas marcas de propagandas que nos cercam que vai de alimentos, roupas, calçados, carros, etc. E utilizamos também revistas, jornais.
• Professoras participantes: 2 (duas).Professora orientadora e professora titular da sala, a qual desenvolvemos o projeto
• Alunos participantes: 40 alunos.
• Tecnologias envolvidas: Data-show, computador e impressora.
• Duração: utilizamos 10 aulas. (5 aula para o 6º ano e 5 aula para o 9º ano)
• Recursos de materiais utilizados: Papel A4 ou A6 para impressão; impressora jato de tinta colorida; computador, internet, revista, jornais.
• Participação dos alunos: foram muito participativos e dedicados nas atividades proposta. Houve muita interação entre “professoras” e os alunos.
O nosso objetivo foi através do projeto dar uma pequena parcela de contribuição no esclarecimento em torno do assunto abordado sobre os “Gêneros Jornalísticos e Publicitários”, que serão de grande importância para a formação de uma sociedade democrática, pois aprender a Língua Portuguesa não é só ensinar a forma correta de escrever, mas também é mostrar as diversas formas desse ensino- aprendizado a todos os alunos de forma justa e igualitária sem negar qualquer informação a todos.
Em síntese, a escola e os professores querem e devem preparar os alunos para serem cidadãos participativos e responsáveis nessa sociedade em transformação sem negar qualquer forma de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário