quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade 1.1

ProInfo Integrado – SEED - MEC
Undime / MS
Prefeitura Municipal de Jardim – Gerência de Educação
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100h)
Tutor: Rafael Mascarenhas Matos
Thaynara A. Gheller
ATIVIDADES - MÓDULO I


Meu nome é Thaynara Gheller e estou cursando o último semestre da faculdade de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; apesar de não ter concluído o meu curso, já trabalhei em sala de aula com o primeiro e segundo ano das séries iniciais, de uma escola municipal em Nioaque-MS, e hoje em dia trabalho como professora substituta.
Como professora, posso afirmar que procuro despertar a curiosidade nos alunos através de aulas bem criativas e bem planejadas. Para isso, utilizo várias fontes de pesquisa como, por exemplo, a internet. Procuro também escutar críticas dos alunos, percebendo assim, se a prática pedagógica adotada está tendo o efeito desejado, e se não estiver, procuro reformulá-la.
Além do planejamento e de pesquisas, outra forma de contribuir para a qualidade do ensino é discutir com os colegas de profissão alguns aspectos das aulas, uma segunda e terceira opinião é sempre relevante. Não tenho receio de pedir ajuda aos colegas e nem de reformular algum planejamento, pois acredito na importância do conhecimento de quem tem mais experiência na área e na prioridade do ensino dos alunos.
Entretanto, uma característica que gostaria de acrescentar nas minhas aulas, (e através deste curso acredito que conseguirei), é o uso das novas tecnologias. Não sei como introduzir essas ferramentas na explicação do conteúdo, não sei como mesclar esses dois universos, de um lado o conteúdo a ser desenvolvido e de outro o computador e outras ferramentas. Percebo a necessidade dessa mudança e também, tamanho entusiasmo que os alunos apresentam diante destes mecanismos. E como já disse anteriormente, gosto de mudanças que contribuam para a melhoria do ensino, então neste caso estou ansiosa para aprender a inserir as TIC nas minhas aulas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário